A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OABMT aderiu ao Dia Mundial da Tuberculose, que será celebrado no dia 24 de março, e, com o objetivo de combater a doença, principalmente na Penitenciária Central do Estado (PCE), requereu algumas medidas a serem adotadas pela Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh).
A primeira delas é montar na estrutura já existente na PCE um mini laboratório com equipamento de raio-x portátil. “Nossa sugestão é para que a Sejudh adquira um aparelho a baixo custo de hospitais que se modernizaram e tem esses equipamentos encostados”, disse a presidente da CDH, Betsey Polistchuk de Miranda.
Outro pedido é para que a Secretaria compre kit para exames laboratoriais (reagentes, aparelho de microscópio e contrate ou designe um bioquímico para realizar os procedimentos em sala específica). “O governo sairá ganhando com essas atitudes, pois a coleta independerá de transporte do reeducando para outro local, detectando e tratando a doença imediata e diretamente na unidade penal, além de distribuir máscaras aos funcionários que atendem os reeducandos”, finalizou Betsey de Miranda.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso